Mensagens das Presidentes

MENSAGEM DA PRESIDENTE DO XXIV COBRAF

A cidade maravilhosa, em agosto de 2022, terá mais uma vez, o prazer e a honra de sediar o maior congresso da fisioterapia brasileira e um dos maiores do mundo. Pela segunda vez, coube a mim a gratificante tarefa de presidir este importante evento.

Tendo como tema geral a “Arte na Ciência”, este congresso reunirá expoentes de todo o Brasil e de diversas partes do mundo que trarão à luz temas que traduzem a ciência e arte de ser fisioterapeuta.

O evento foi planejado buscando agregar todas as especialidades fisioterapêuticas, assim como, os eixos transversais que com elas fazem interface. A ideia é proporcionar um amplo debate trazendo inovação, experiência clínica e evidência científica como elementos norteadores para a necessária incorporação da Fisioterapia Baseada em Evidências fundamental para o crescimento da profissão que amamos.

Após tanto tempo fisicamente separados vislumbramos a possibilidade de que este evento seja uma oportunidade de encontros e reencontros, fortalecendo nossos laços afetivos e parcerias científicas, promovendo um melhor cuidado à população.

Convido a todos a embarcar nesta viagem de amor, dedicação, ciência e arte!
Até breve!.

MENSAGEM DA PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA XXIV COBRAF

Prezados colegas e acadêmicos de Fisioterapia,

Com muita alegria apresentamos a vocês a 24ª Edição do Congresso Brasileiro de Fisioterapia (XXIV COBRAF), o maior evento científico da nossa profissão no Brasil, a se realizar na cidade do Rio de Janeiro, de 03 a 06 de agosto de 2022. Será uma oportunidade ímpar de reencontro entre amigos e colegas brasileiros e estrangeiros para uma discussão rica acerca das bases científicas e da experiência clínica no exercício profissional, permitindo o aprimoramento individual e coletivo.

Nessa edição, teremos como tema “ARTE NA CIÊNCIA” e buscaremos, a partir da reflexão sobre a interação entre essas duas dimensões da vida humana, contribuir para o engrandecimento técnico-científico-ético da Fisioterapia. A integração entre arte e ciência vem sendo debatida há muitos anos, uma vez que juntas, essas duas dimensões nos auxiliam a compreender, estudar e explorar o mundo que nos cerca. Leonardo da Vinci já havia levantado essa questão, nos ensinando que “Para uma mente completa, estude a arte da ciência, estude a ciência da arte, aprenda a enxergar, perceba que tudo se conecta a tudo”. A arte, como instrumento de ampliação da mente, do sentir e da consciência da diversidade humana, aguça nossa sensibilidade nos levando à busca da expressão da beleza do movimento humano em todas as suas possibilidades.

Essa edição acontecerá na cidade do Rio de Janeiro. Cidade maravilhosa que acolherá a todos com imensa alegria, entre montanhas, praias, floresta, lembrando que é possível associar conhecimento, estudo, diversão e arte. Entre os dias 03 e 06 de agosto de 2022, nossa programação científica, cuidadosamente elaborada por fisioterapeutas de todos os Estados do Brasil, nos brindará com mesas redondas, conferências, apresentação de trabalhos científicos, com profissionais de renome do Brasil e do exterior, abordando os temas mais atuais. Dessa forma, criaremos uma atmosfera de integração que será enriquecedora, sobretudo, por estarmos atravessando momentos de muitos desafios pessoais e profissionais ao longo dos dois últimos anos.

Assim, convidamos todos vocês a embarcar conosco nesse mergulho na Arte e na Ciência, no qual teremos a bela experiência da colaboração científica mútua que, com certeza, imprimirá em cada um de nós a certeza de que somos todos interligados e interdependentes, exercendo uma profissão que traz em si a arte do cuidar.

MENSAGEM DA PRESIDENTE DA AFB

O Congresso Brasileiro de Fisioterapia – COBRAF é promovido pela AFB (Associação dos Fisioterapeutas do Brasil). Considerado um dos maiores eventos da Fisioterapia brasileira reunindo profissionais e estudantes, que estão em busca de conhecimento e capacitação, em torno dos mais modernos temas apresentados por palestrantes nacionais e internacionais. O evento tem caráter itinerante, atendendo uma das premissas da AFB que é fomentar o conhecimento em todas as regiões brasileiras. Em 2022 a cidade do Rio de Janeiro irá sediar a XXIV edição do congresso de 03 a 06 de agosto no Rio Centro com o Tema Arte na Ciência.

O histórico das edições do COBRAF é marcado pela presença cada vez maior de público, tornando-se uma referência e sempre marcado por várias surpresas. Em cada edição buscamos trazer novidades e eventos paralelos que complementam a formação dos congressistas. Vamos realizar novamente o Fórum de Políticas Públicas, Fórum de Gestão e Empreendedorismo, Fórum das Entidades e o II Seminário de Inovações Tecnológicas em Saúde com o Tema: AFB conectando Pessoas e o Mundo. Tudo isso reafirma o COBRAF como um evento completo para a fisioterapia brasileira.

Sem dúvida fazer parte de um Congresso como o COBRAF possibilita a abertura de novos horizontes com uma imersão em conhecimentos técnicos e práticos, e a possibilidade de um vasto networking, afinal, ali se reunirão profissionais e empresas de renomes mundial.

Estaremos prontos a proporcionar aos congressistas grandes parcerias em um espaço físico que comporta até 4.500 pessoas, mas com a possibilidade de atingirmos um público bem maior implementando também a forma remota de acompanhamento. O XXIV COBRAF será uma experiência tão importante como rica em aprendizado para seus participantes. Como vocês podem conferir, este ano, sem dúvidas, o Rio de Janeiro sediará um dos mais importantes Congressos da Fisioterapia do Brasil e com toda certeza os participantes viverão momentos inesquecíveis. Venha vivenciar tudo isso conosco.